novembro 20, 2009

Blog # 487

A nova ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, pode ter aberto a caixa de Pandora ao afirmar que é “obrigação fundamental do Estado português apoiar os artistas”. Não que não se possa estar de acordo com a natureza de um Estado que, entre as suas obrigações, conta a de prestar apoio às artes e à cultura; simplesmente, a designação lata e sempre alargada do conceito de “artista” pode levar-nos a alguns exageros. Dos músicos aos escritores, dos designers aos atores, dos pintores aos cineastas e aos músicos, a panorâmica é como se sabe. O grande problema vai ser contentar toda a gente (ou o maior número de gente possível) e encontrar um critério que não provoque guerras civis. Quando se fala de “apoiar” convém esclarecer que não se trata de fornecer dinheiro. Mas de apoiar.

***

Depois de ‘Diário da Tua Ausência’, Margarida Rebelo Pinto publica ‘O Dia Em Que Te Esqueci’ (Oficina do Livro) – “Quando amamos alguém não perdemos só a cabeça; perdemos também o nosso coração”. Estantes de Natal, cuidai-vos.

***

FRASES

"A cultura dominante tende a pressionar quem revela e aponta as perversões do sistema." Paula Teixeira da Cruz, ontem, no CM.

"A direita quer obrigar os casais homossexuais a adotarem crianças. Não percebo porquê." Eduardo Pitta, no blogue Da Literatura.

Etiquetas: