outubro 30, 2009

Blog # 472

Caim’, de Saramago, ou ‘Fúria Divina’, de Rodrigues dos Santos, tratam de religião, cada um à sua maneira e com intensidades naturalmente diferentes – um encarando a Bíblia, outro perdendo-se entre os seguidores do Corão. O novo romance de Dan Brown também não anda longe porque a maçonaria é uma religião laica e de imaginação prodigiosa. O que levará estas almas a acertar contas com o misterioso, o invisível e o improvável? Precisamente porque essas coisas estão no coração das pessoas. Não exactamente de todas – mas das pessoas que respiram e se distinguem por olharem mais longe. Precisamente, o que custa é perceber que tudo isto se banaliza, justamente, como se fossem produtos de supermercado com instruções para uso mais ou menos garantido. Deus detesta a banalidade.

***

Olivier Rolin é um dos grandes autores franceses que vale a pena conhecer – mesmo que tenha preconceitos contra “a literatura francesa”. Experimente ‘Um Caçador de Leões’, finalista do Goncourt, que a Sextante acaba de publicar.

***

FRASES

"Há quem queira perpetuar o instante do orgasmo, mas parece-me uma perspectiva extenuante." No blogue Ouriquense.

"Faço o que gosto e não ligo ao que os outros pensam, senão o País não avança. O corpo é meu." Erica Fontes, 18 anos, actriz porno. Ontem, no CM.

Etiquetas: