outubro 28, 2009

Blog # 470

Parece que, apesar de vários discursos oficiais e do habitual folclore ‘politicamente correto’, Portugal caiu cinco posições num ‘ranking’ que mede as desigualdades entre homens e mulheres e está agora em 46.° lugar, atrás da África do Sul ou do Lesoto, por exemplo. Mas também do Sri Lanka, da Argentina, da Namíbia ou da Bielorússia. Os critérios deste índice, patrocinado pelo Fórum Económico Mundial, são discutíveis e alguns difíceis de medir. Mas tome-se este exemplo: depois da tomada de posse do governo com mais mulheres na história portuguesa, as únicas fotografias que ontem apareceram na imprensa – eram de homens, isoladamente ou em grupo. Nem por isso especialmente interessantes, os ministros vestiam de cinzento e sorriam entre eles, ligeiramente cansados do poder.

***

Jean Améry nasceu em Viena (1912) e suicidou-se em 1978, em Salzburgo. Escreveu “Atentar Contra Si. Discurso Sobre a Morte Voluntária” (Assírio & Alvim), justamente sobre o suicídio, que ele chama ‘paradoxal’, mas não ‘absurdo’.

***

FRASES

"Escrever bem é fazê-lo com concisão e sentido, mesmo não dizendo nada, como faz Tchékhov." GAF, no blogue O Vermelho e o Negro.

"Porque é que nós não podemos pensar sempre grande?" Carlos Queirós, depois do interessante percurso da seleção nacional. Ontem, no CM.

Etiquetas: