outubro 23, 2009

Blog # 467

Há um sem-fim de coisas para a agenda da nova ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, mas é preciso dizer que se trata de uma boa escolha. Tem a seu favor o facto de não ter receio de pressões e de saber lidar com elas – e isso é importante porque é preciso fazer escolhas certas e limitadas. É preciso inventar (porque a cultura não existe sem isso), reorganizar e motivar. O património, material e imaterial (dos monumentos à música, das bibliotecas à fotografia e à Internet), espera por decisões e ações. Os subsídios devem merecer-se e não devem ser garantidos à partida. Um eixo fundamental é o da ligação entre a cultura e a educação, para que esta não seja absorvida por tecnocratas. Há muito a fazer, felizmente. Gabriela Canavilhas tem mostrado que gosta de desafios.

***

Ian Kershaw é o autor da monumental biografia de Adolf Hitler publicada pela Dom Quixote. Mais de mil páginas de dados, factos relevantes e um retrato a frio do ditador da Alemanha nazi. Um monumento, de facto.

***

FRASES

"Sem net, a minha vida está arruinada; sem televisão, continua e por bons caminhos." Bernardo Pires de Lima, no blogue União de Facto.

"O Primeiro-Ministro sabe muito de jogo; não do Grande Jogo que é o desenvolvimento do País."
Paula Teixeira da Cruz, ontem, no CM.

Etiquetas: