agosto 25, 2009

Blog # 425

Voltei a ler os livros mais antigos de John Le Carré – tenho enorme simpatia por Smiley ou Magnus Pym, e uma certa curiosidade pela vida discreta dos funcionários dos serviços secretos. Ontem, o CM anunciava que a administração pública ia ter agentes infiltrados (e com falsa identidade) oriundos do SIS e do SIED; não é uma prática comum nas democracias, mas é praticada quando a administração pública é fraca e não tem grande autoridade. O que não é comum é estarem todos os serviços secretos na dependência do primeiro-ministro. Como as coisas estão em Portugal, “o governo” confunde-se muito com “o partido do governo”; é, pois, natural que se desconfie da bondade da nossa espionagem ou, pelo menos, da sua independência. A menos que queiram, apenas, espiar-se uns aos outros.

***

LIVROS DE VERÃO (6): dois homens juntam-se para passar em revista as grandes teorias da existência – e descobrem um mundo de banalidade e de erro. ‘Bouvard e Pecuchet’, de Gustave Flaubert (Cotovia), deve ler-se de vez em quando.

***

FRASES

"A esquerda que o PS alugou (barato) tem-se entretido e não tem tempo para estudar e pensar." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

"Não sou nem nunca fui naturista. Sou só turista."Carlos Fiolhais, professor e Físico, ontem, no CM.

Etiquetas: