agosto 24, 2009

Blog # 424

José Morais e Castro é o contrário da nova geração de atores e atrizes de televisão – mundo em que ficará conhecido de quase todos, se bem que Morais e Castro o tivesse ultrapassado largamente pelo lado do teatro propriamente dito. Não é diferente apenas pela idade ou pelas ideias políticas a que foi fiel durante toda a vida; é diferente pelo porte, pela voz, e pela intensidade. Ao ler entrevistas com gente dessa geração de plástico, gosto cada vez mais de pessoas como Morais e Castro. Não por concordar com ele em tudo, mas porque é possível falar com ele apesar da morte o ter levado. É essa a diferença entre as pessoas. Há gente que fica e com quem nunca se há de poder falar. Há gente que parte e que continua a ouvir-se, cuja voz ecoa como uma presença invisível e desperta.

***

LIVROS DO VERÃO (5): ‘Palomar’, de Italo Calvino (Editorial Teorema) é um dos livros que rescende a Verão, ao imaginário solar de um dos autores mais importantes do século XX – e um dos grandes criadores de cultura e de sabedoria.

***

FRASES

“Inocente, julguei que ‘Zonas Húmidas’ fosse um livro de Al Gore." Bruno Vieira do Amaral, no blogue Circo da Lama.

“Estou a trabalhar para termos um grande resultado." José Ribeiro e Castro, candidato do CDS-PP pelo Porto, ontem no CM.

Etiquetas: