agosto 18, 2009

Blog # 420

Desculpe o leitor que hoje lhe fale de futebol. Uma das coisas mais comoventes no jogo da bola não é a vitória dos grandes, mas – pelo contrário – que os grandes sejam reduzidos a quase nada. FC Porto, Sporting e Benfica empataram no início de uma época que parecia destinada ao triunfo sem limites, a goleadas arrasadoras, a vitórias humilhantes sobre “os outros”, os que não contratam jogadores milionários nem estrelas do relvado. É evidente que podem, também, ser designados como “empatas da treta”. Poupemo-los à fúria dos adeptos e elogiemos a grandeza do futebol, que permite contratempos deliciosos, como estes 1-1 que alegraram o princípio da época, a deixaram mais colorida e lhe emprestaram uma dignidade que já não se suspeitava. Enquanto isto acontecer, estamos salvos.

***

LIVROS DE VERÃO (1): O brilho de “A Cartuxa de Parma”, de Stendhal, foi ofuscado pelo êxito de “O Vermelho e o Negro”. Mas a “Cartuxa” é uma leitura a que vale a pena regressar sempre. Tradução de A. Casais Monteiro (Relógio d’Água).

***

FRASES

"Talvez para o ano consigamos mudar as coisas." Padre Tarciso Pinheiro, sobre as 17 imagens da Virgem, nas festas de Coruche. Ontem, no CM.

"Continuo sem saber o que acha a ERC do artigo publicitário assinado por Sócrates no JN." Vasco Lobo Xavier, no blogue Mar Salgado.

Etiquetas: