agosto 13, 2009

Blog # 417

Alfred Hitchcock completaria hoje 110 anos. Hitchcock não foi apenas um génio do cinema – foi um criador notável e irónico que encheu de luz a arte de contar histórias. Tinha, a favorecê-lo, precisamente isso: a ironia e o humor, coisas que desapareceram da nossa vida quotidiana para serem ocupadas pela boçalidade e pelo patrulhamento ideológico. A rapaziada que trocou as bandeiras no município de Lisboa mostrou, sem querer, a falta de sentido das proporções da nossa opinião política, que viu no acto um atentado contra a República, coitada. O gesto é inofensivo mas simbólico – uma marca de malandrice nos dias chatos da República, isso sim. Ao episódio apenas faltou o tradicional ‘cameo’ de Hitchcock, com o realizador a passar na rua, levando um peru debaixo do braço.

***

A Esfera dos Livros tem vindo a reeditar a obra de Stefan Zweig. Chegou agora a vez de ‘Grandes Momentos da História da Humanidade': 14 episódios fundamentais onde assenta a nossa memória do mundo e a capacidade de o compreender.

***

FRASES

“A bandeira foi para a 5àSec para ser limpa e engomada antes de ser devolvida." Rodrigo Moita de Deus, sobre a bandeira retirada da varanda da CML, no blogue 31 da Armada.

"Aconteceu outra vez. Sempre que bebe, o Manuel Testada dá porrada na mulher." Vizinha do casal, na Murtosa, ontem no CM.

Etiquetas: