agosto 19, 2009

Blog # 421

O CM anunciava ontem que um retrato de Michael Jackson, muito escarlate e de tons vivaços, asssinado por Andy Warhol “poderá vir a vender-se por mais de sete milhões de euros”. É uma boa quantia, se tivermos em conta que a ‘obra’, de 1984, foi comprada por menos de 200 mil euros. Eu aconselharia o leitor a revisitar a edição do CM desta terça-feira para avaliar bem a ‘obra’ – e decidir quanto pagaria pela assinatura de Warhol, realmente a única coisa interessante do que está dentro da moldura. No fundo, são paradoxos da ‘arte moderna’ e da ‘vida pop’, que se confundem bastante nos nossos dias: gente que passa depressa. Warhol era um provocador com graça e com talento para imposturas. Soube, enfim, fazer o seu mercado. Está aí à mostra: um ferrete em tela, carísismo.

***

LIVROS DO VERÃO (2): Por que razão ‘Moby Dick’, de Herman Melville (edição Relógio d’Água), nos apaixona tanto? Porque reproduz um combate entre as grandes forças da natureza. E porque o capitão Ahab é um herói que ultrapassa o tempo.

***

FRASES

"Para fazer frente a guarda-redes brasileiros que fazem vudu é preciso ir à bruxa." Henrique Raposo, no blogue Clube das Repúblicas Mortas.

"Esta é uma lista boa para um governo." Elisa Ferreira, na apresentação da sua lista para a CM do Porto. Ontem, no CM.

Etiquetas: