agosto 12, 2009

Blog # 416

O ‘alinhamento’ voltou a estar na moda – e a reabilitar antigas intolerâncias. Pessoas insuspeitas subscrevem, na blogosfera, textos cheios de banalidades, de pura propaganda ou, alternadamente, enxovalhando em roda livre. ‘Gente de partido’, que normalmente vê mais longe do que o seu nariz, torna-se incapaz de juntar sujeito com predicado e complemento directo. Não vale a pena queixarmo-nos ou lamentar o estado do mundo. Em democracia nada nos é estranho. Agustina Bessa-Luís chamava a atenção para a existência de épocas em que o ressentimento e a mediocridade andam de mãos dadas – os períodos pré-eleitorais são o exemplo de como a inteligência pode atrofiar-se em ambos os sentidos. O humor desaparece com bastante frequência nestas condições. É mau sinal para o Verão.

***

John Franklin Bardin morreu em 1981; era um dos grandes autores autores de culto do romance americano – a Relógio d’Água acaba de publicar ‘Que o Diabo Leve a Mosca Azul’. O título engana porque, ao contrário, o livro é bom.

***

FRASES

"Apesar de ser um homem de Finanças, não deixo de apreciar a Arte." Teixeira dos Santos, ontem no CM.

"Com o tempo uma pessoa refina. Gosto deles altos, bem cuidados e inteligentes." Mónica Marques, no blogue Sushi Leblon.

Etiquetas: