abril 24, 2009

Blog # 338

Poucos se deram conta de que o Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor, comemorado ontem, coincide uma efeméride marcante: a morte, nesse mesmo dia (em 1616), de dois autores fundamentais para a nossa cultura: William Shakespeare e Miguel de Cervantes. As suas obras enquadram e desenham o espírito da grande literatura do Ocidente. Entre ‘Hamlet’ e ‘Dom Quixote’ vai um longo caminho, mas o que está em causa é o destino do homem, vivendo entre a tragédia e a comédia, fazendo-nos rir ou chorar, duvidando do amor ou interrogando o poder. Ninguém explica tão bem a natureza da literatura como Shakespeare e Cervantes. Precisamos, cada vez mais, de conversar com Sancho Pança ou Falstaff, dois heróis de comédia. Não para rir; apenas para entender como chegámos até ao que somos.

***

O livro é “À Procura da Escala. Cinco Exercícios Disciplinados sobre Cultura Contemporânea” – António Pinto Ribeiro (ex-Culturgest, nomeadamente) deve ser sempre lido. Nas livrarias na próxima semana, para contrariar o silêncio.

***

FRASES

"Queremos que seja uma festa contra a crise, que seja um sinal de esperança." Padre Francisco Rodrigues, sobre a canonização de Nuno Álvares Pereira, ontem, no CM.

"Sua Excelência patenteou que já não sabe o que quer, de onde vem e para onde vai." J. Adelino Maltez, no blogue Sobre o Tempo que Passa.

Etiquetas: