janeiro 11, 2006

Casa Fernando Pessoa: as novidades

Casa Fernando Pessoa deve ser pólo de atracção para os jovens

Francisco José Viegas, o novo director da Casa Fernando Pessoa (CFP), quer o equipamento mais visível na cidade, para públicos distintos, com muitos estudantes, e ponto de encontro para poetas e escritores, portugueses e estrangeiros.

"Planear e executar a programação da Casa Fernando Pessoa é um desafio fascinante. Mas há que tomar contacto com as potencialidades da casa e confrontá-las com os projectos. Tenho ideias alinhadas mas não são definitivas", disse ontem o jornalista e escritor, na conferência de imprensa em que o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, José Amaral Lopes, o apresentou como sucessor de Clara Ferreira Alves, que se demitiu na semana passada.

O responsável, que deve entrar em funções no dia 1 de Fevereiro, quer que a CFP seja "mais aberta", com "ateliers para os jovens das escolas de Lisboa", e local de encontro "para os amantes da poesia e da literatura". Um projecto, disse, que também passe por convidar autores estrangeiros "para escreverem sobre Lisboa".

Com a promessa de apresentar um programa detalhado dentro de mês e meio, Francisco José Viegas mostra-se "entusiasmado com o projecto" que sublinha ser de continuação das anteriores responsáveis. Sobre Clara Ferreira Alves, diz ter feito um "trabalho notável".

A divulgação de Fernando Pessoa nos PALOP e Brasil deverá ter, segundo o novo responsável, "especial atenção", dando destaque ao mote "Lisboa, cidade de Pessoa".

Os constrangimentos financeiros de que se queixou a antecessora não incomodam Viegas. "As limitações orçamentais não me afligem. Nesta fase da vida portuguesa temos de partir para um trabalho sem queixumes. Ou então não vale a pena."

O novo director tem a promessa por parte da vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, de um pequeno reforço no orçamento e novos recursos humanos que virão da própria autarquia.

O jornalista pretende ainda relançar a revista Tabacaria, com periodicidade trimestral, e novo grafismo.

"A Tabacaria é um ícone da Casa Fernando Pessoa que importa reactivar porque se tornou única no panorama português".

Diário de Notícias - 11 de Janeiro 2006