junho 14, 2011

Blog # 887

Na primeira semana, o novo disco de Lady Gaga atingiu um milhão de vendas. Na Amazon, o preço foi de apenas um euro durante dois dias. Na segunda semana, as vendas desceram para 174 mil discos, um desastre. O responsável pela tabela ‘Billboard’ acha que isso não tem importância porque daqui a uns anos, diz, o preço de um disco pode bem ser de um euro. A ‘ilusão da gratuitidade’ (na net ou nas lojas) é um dos crimes mais correntes; desvalorizando os ‘bens culturais’ e adicionando-lhes cargas substanciais de publicidade, a indústria do entretenimento suicida-se rapidamente. Os livros, os filmes, os discos – têm um preço. O resto é meio caminho andado para a erosão do mercado da cultura, para a falência das periclitante economia e para o triunfo da mediocridade. E rápido.

***

Na Feira do Livro do Porto refiz a minha biblioteca de Carter Dickson/John Dickson Carr (são o mesmo autor): catorze livrinhos (na coleção Vampiro) que me devolvem os geniais detetives Henry Merrivale e Gideon Fell. É o verão.

***

FRASES

"Faz sentido o Presidente defender um repovoamento do interior e um regresso à terra." José Rodrigues, ontem, no CM

"Não é nada óbvio que um país deva ter como objetivo equilibrar a sua balança alimentar." Priscila Rêgo, no blog A Douta Ignorância.

Etiquetas: