junho 18, 2011

Ao Governo


Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura do XIX Governo Constitucional, de 49 anos, é escritor, foi professor universitário, jornalista e diretor da Casa Fernando Pessoa e dirige atualmente a Quetzal Editores e a revista LER, e tem um blogue chamado "Origem das Espécies".

Nascido a 14 de março de 1962, nasceu no Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, hoje a última paragem da linha ferroviária do Douro, e aí viveu até aos oito anos, altura em que se mudou para Chaves, porque os pais, professores do ensino primário, ali foram colocados.

Em 1983, licenciou-se em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e foi, até 1987, assistente de Linguística na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

Foi diretor da Grande Reportagem e da Gazeta dos Desportos

Abandonou o ensino para se dedicar ao jornalismo, e integrou as redações de vários jornais e revistas portugueses, como o Jornal de Letras, Expresso, Semanário, O Jornal, Se7e, Diário de Notícias, O Independente, Record e Visão.

Ocupou o cargo de diretor das revistas LER, Grande Reportagem e ainda da Gazeta dos Desportos e, entre 2006 e 2008, dirigiu a Casa Fernando Pessoa, que deixou para voltar à direção da LER, onde até agora se manteve.

Tem um programa na TVI24

É autor e foi apresentador de vários programas de televisão, como Escrita em Dia (SIC), Falatório (RTP2), Ler Para Crer (RTP2), Prazeres (RTP1), Um Café no Majestic (RTP2), Primeira Página (RTP1) e Livro Aberto (RTP-N), e do programa de rádio da Antena 1 Escrita em Dia. Atualmente, tem um programa na TVI24, chamado Nada de Cultura.

Escreveu diversos livros de poesia, livros de viagens e romances, entre os quais "As Duas Águas do Mar", "Um Céu Demasiado Azul", "Morte no Estádio", "Um Crime na Exposição", "Um Crime Capital","Lourenço Marques" e, o mais recente, "O Mar em Casablanca", publicado em 2009.

Em 2006, foi distinguido com o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores, atribuído a "Longe de Manaus" (2005). Os seus livros estão publicados na Alemanha, em Itália, no Brasil e em França.

in Expresso on-line - 18 Junho 2011

Etiquetas: