novembro 22, 2010

Blog # 741

A partir de amanhã, o Algarve vai ter Shakespeare (‘A Tempestade’) nas escolas do 1.º Ciclo – a Companhia de Teatro do Algarve (CTA) vai andar de terra em terra a mostrar às crianças o cenário fantástico da ilha de Próspero. Não menosprezem. Quando os hierofantes institucionais da cultura falam em “criação de novos públicos” esquecem-se de que estes nascem na escola; o Ministério da Educação, transformado em repartição administrativa, tem vindo a encarregar-se, aliás, de destruir a educação artística e humanística. Por isso, esta peregrinação do CTA devia ser multiplicada, se possível com mais Shakespeare, o génio dos génios. Se há orçamento do Ministério da Cultura que nunca devia ser cortado é precisamente este: é como pão para a alma, um verdadeiro serviço público.

***

Saiu ‘Histórias Daqui e Dali’, do chileno Luis Sepúlveda (Porto Editora): à falta de uma história de grande fôlego, ‘Lucho’ elege pequenos fragmentos de vida e de território como elementos de sentido para a sua vida e a sua obra.

***

FRASES

"Faz o que queres fazer antes de o quereres. Depois é demasiado tarde." Luís Serpa, no blogue Don Vivo.

"Estas fotografias representam tudo o que é contrário ao espírito do casamento." He Lin, da associação de fotógrafos chineses, que proibiu os recém-casados de se fotografarem sem roupa. Ontem, no CM.

Etiquetas: