novembro 06, 2010

Blog # 731

António Barreto conseguiu um milagre – o que, em Portugal, ainda é possível aos seres humanos. Através do Pordata, sítio criado na Fundação Francisco Manuel dos Santos, coloca-nos a todos na internet, acessíveis. Através deste enorme banco de dados podemos saber melhor como somos, o que fazemos, como gastamos o nosso dinheiro e, por aproximação, o que pensamos do nosso país e do futuro. Onde o Estado esconde números e os falsifica de acordo com a época, António Barreto e o Pordata mostram estatísticas e fornecem ferramentas para fazermos as nossas próprias contas. Se fossem números, apenas números, já era um melhoramento substancial na nossa vida. Só que esses números também nos ajudam a fazer escolhas. Devíamos, todos, agradecer-lhe. Obrigado, António Barreto.

***

A Verbo acaba de lançar ‘Gene, Célula, Ciência, Homem’, uma recolha de pequenos artigos e de entrevistas de Manuel Sobrinho Simões, o cientista que fundou e dirige o IPATIMUP. Um motivo de orgulho para nós, portugueses.

***

FRASES

"É verdade: não uso Facebook." Jesse Eisenberg, ator no filme ‘A Rede Social’, em que interpreta o papel de Mark Zuckerberg, criador do Facebook.

"Se os mercados não se acalmarem passa a ser anti-patriótico ter discordâncias com o Governo." João Miranda, no blogue Blasfémias.

Etiquetas: