outubro 01, 2010

Blog # 707

Tony Curtis entrou em ‘Spartacus’, ao lado de Kirk Douglas e Lawrence Olivier. Também em ‘Quanto Mais Quente Melhor’, de Billy Wilder, com Marilyn e Jack Lemmon. A verdade é que Curtis entrou em cerca de 140 filmes e séries de televisão – mas ficou na segunda linha. Esse é o seu papel na história do cinema e da televisão, mas nenhuma pessoa com uma memória razoável o esquece tão cedo – seria um crime em relação a uma das figuras mais emblemáticas na chamada “galeria dos galãs”, onde também cabem Roger Moore, Douglas ou Cary Grant (que Curtis considerava “o ator dos atores”). A sua morte, ocorrida ontem, lembra-nos os filmes sem glória nem grande bilheteira, alguns deles muito amáveis. Nem todos são Brando, ou Burton, ou Olivier. Mas ser Curtis foi uma grande ocupação.

***

Útil, importante, exemplar, indispensável: o ‘Novo Dicionário do Islão’, da jornalista Margarida Santos Lopes (Casa das Letras), é um instrumento único para conhecer o Islão e os problemas e equívocos que ele gera no nosso mundo.

***

FRASES

"O PSD tem de deixar passar o orçamento. Que prepare as lágrimas, o copo de água e o batráquio." Luís M. Jorge, no blogue Vida Breve.

"Ajudei um bocadinho o Fernando Pessoa [com ‘Conversa Acabada’], agora ajuda-me ele a mim." João Botelho, ontem, no CM.

Etiquetas: