setembro 28, 2010

Blog # 704

No fim de semana passado, num alfarrabista, comprei ‘Três Soldados’, um romance 500 páginas em muito bom estado e por apenas 6€. Faltava-me esse livro à lista dos títulos de John Dos Passos (1896-1970), que amanhã completaria 40 anos. Dos Passos (além de ficcionista, foi jornalista, pintor e poeta) não faz parte da nossa galeria de leituras hoje em dia – o que é uma pena. Não apenas pela sua origem portuguesa (ele era um dos descendentes dos madeirenses do Ilinóis), mas também por ser um dos grandes nomes da Geração Perdida americana (com o pormenor de não ter caído nas armadilhas políticas de que Hemingway padeceu), e autor de ‘Manhattan Transfer’ ou ‘Paralelo 42’ (publicados pela Presença), entre mais de cinquenta livros. A sua raiz portuguesa devia interessar-nos.

***

O novíssimo romance de Mário Zambujal, ‘A Dama de Espadas’, sai já a 7 de outubro na nova editora Clube do Autor – que reagrupa várias pessoas que passaram pela Oficina do Livro. Estão preparadas várias surpresas.

***

FRASES

"Portugal corre o risco de ser palco da demonstração prática da Lei de Murphy." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"Com aquele sorriso de quem não parte um prato, M. Soares apoiou Cavaco e destruiu Alegre." Henrique Raposo, no blogue Clube das Repúblicas Mortas.

Etiquetas: