setembro 24, 2010

Blog # 702

Houve um tempo em que os livros de Erich Maria Remarque eram um sucesso em Portugal. De alguma forma, os seus romances, sobretudo ‘A Oeste Nada de Novo’ (Europa-América), reconstruíam a história da II Guerra Mundial, os seus horrores, alguns dramas e as biografias de gente anónima. Um pouco à maneira do próprio Remarque – um escritor da classe operária alemã, que sofreu a I Guerra e conheceu o sabor da derrota e do cativeiro. ‘Uma Noite em Lisboa’ teve algum sucesso, tal como muitos outros dos seus romances. Nessa altura, a II Guerra e o fim da Alemanha estavam ainda próximos e eram vividos como uma epopeia do género humano, mais do que uma plataforma para discussões ideológicas. Remarque morreu há quarenta anos, cumpridos amanhã. Foi uma das vozes do século passado.

***

Daniel Defoe não escreveu apenas ‘Robinson Crusoe’ – a Guerra e Paz acaba de publicar a ‘História Política do Diabo’ (uma bela e cuidada edição), sobre o papel de Satã na história e mostrando que do Inferno não vem só maldade.

***

FRASES

"Que concordâncias unirão Cavaco e Soares? Faz mais o ódio num dia do que o amor numa semana." Filipe Nunes Vicente, no blogue Mar Salgado.

"Este outono não promete nada de bom." Paula Teixeira da Cruz, ontem, no CM.

Etiquetas: