julho 01, 2010

Blog # 641

A Biblioteca Nacional encerrará parte essencial dos seus serviços de leitura pública durante cerca de um ano. Já se sabe como são as obras, podem prolongar-se. Naturalmente que a Biblioteca precisa de obras e reaparecerá moderna e mais funcional. Mas a decisão (encerrar um ano) devia assustar qualquer cidadão. Se o Estado entende reparar a estátua do Marquês de Pombal, basta anunciá-lo, acrescentando, em rodapé, que durante seis meses o trânsito não passa por ali. Como as decisões do Estado são geralmente acatadas sem grande discussão, porque os cidadãos são um empecilho, somos autorizados a pensar que os leitores da BN são um empecilho ainda maior que estragam os planos dos engenheiros e dos técnicos de obras. É isto. Portugal seria maravilhoso se não fôssemos nós.

***

A não perder: ‘Portugal: os Números’, de Maria João Valente Rosa e Paulo Chitas. Um dos primeiros três títulos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, dirigida por António Barreto. Está lá tudo sobre nós. É só ler.

***

FRASES

"Pedimos desculpa por esta interrupção. A crise prossegue, mesmo antes de momentos..." J. Adelino Maltez, no blogue Albergue Espanhol.

"Num país anémico, um disparo de paixões políticas é sempre bem-vindo." Domingos Amaral, ontem, no CM.

Etiquetas: