abril 27, 2010

Blog # 595

O acordo entre o Estado e Joe Berardo para a criação do seu museu no CCB esteve sempre rodeado de polémica. O investidor acha que presta um serviço ao país ao mostrar em público o acervo de arte contemporânea que reuniu ao longo dos anos; o Estado não quis ser acusado de deixar seguir as obras para o estrangeiro e negociou um acordo para que o museu se instalasse no CCB, o que permitiu que Berardo aparecesse como um mecenas, defendendo a gratuitidade dos museus e da cultura em geral. A cada dúvida ou inquietação, Berardo ameaça largar a Pátria, acrescentando agora a novidade de que, por este caminho, o país também está difícil. Moral da história: Berardo sabe o que faz e o que tem em casa – e sabe que quem assinou o acordo vai ter de aturá-lo. Ou de fazer de mau da fita.

***

Em ‘Heidegger e um Hipopótamo Chegam às Portas do Paraíso’, Thomas Cathcart e Daniel Klein (Dom Quixote) retomam o desafio de ‘Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar’: falar de filosofia com linguagem risível e objetos reais.

***

FRASES

"Deparamo-nos quase todos os dias com casos de riqueza imerecida que nos chocam." Cavaco Silva, ontem, no CM.

"A cultura e a liberdade de espírito são indispensáveis para ajudar o País." José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Frontal.

Etiquetas: