abril 20, 2010

Blog # 590

Cumprem-se amanhã 50 anos sobre a inauguração oficial de Brasília. Geralmente, as cidades nascem ao longo do tempo; é um processo lento e trabalhoso. Brasília nasceu por conveniência, necessidade, sonho e orgulho nacional. Dez anos antes, Juscelino Kubitscheck prometera inaugurá-la: é hoje um pássaro ferido no coração do Brasil, ainda hoje dominada pelas linhas do esquisso de Óscar Niemeyer – grande, porque o Brasil não sofre de falta de espaço; mas também aberta ao céu, crepuscular, e vigiada (porque tem demasiados políticos corruptos a habitá-la). Monumento de arquitetura, de urbanismo e de solidão, Brasília é um dos grandes mistérios do poder e da vontade: é uma cidade puramente simbólica, representativa, emblemática. A sua história nunca passou de uma página isolada.

***

Timor regressa à ficção portuguesa com o novo romance de Pedro Rosa Mendes, ‘Peregrinação de Enmanuel Jhesus’ (Dom Quixote) a sair em Maio. Muita gente não gostará de algumas das passagens – timorenses e portugueses, naturalmente.

***

FRASES

"Não há razão nenhuma para a RTP ser pública." Manuel Pinho, ex-ministro da economia. Ontem, no CM.

"Se ficássemos com Merkel e emprestássemos Cavaco, passaríamos a ser nós a exportar submarinos?" Filipa Martins, no blogue Albergue Espanhol.

Etiquetas: