abril 23, 2010

Blog # 593

Há quem se alegre com a hipótese da “falência” do Estado. A ideia foi festejada no passado por Eça, que não conhecia Portugal; e é secretamente comemorada por gente que não sabe o que é uma falência, porque nunca viveu à míngua. Seria mais fácil, sem dúvida, que alguém pusesse o país na ordem e disciplinasse um Estado que não sabe fazer contas nem cumpre as suas tarefas. Alexandre Herculano, cujo bicentenário comemoramos, acreditava que a culpa não era das instituições mas do país. Ora, o país, vive acima das suas possibilidades (o Estado dá o exemplo), sucumbe sob dívidas insuportáveis e vive mergulhado numa rede de suspeitas e de ressentimentos. Eça pedia uma guerra que nos entregasse à Espanha. Era preciso, isso sim, uma batalha que nos entregasse a nós próprios.

***

Sai agora e trata do “universo masculino” – o novo romance de Inês Pedrosa, ‘Os Íntimos’ (Dom Quixote): homens românticos e predadores, cafajestes e deslumbrantes, cruéis e apenas homens, indefesos. Um dos livros da temporada.

***

FRASES

"E o pior de Portugal são as más companhias."Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"A ideia de um Deus misericordioso faz mais sentido quando temos as férias estragadas." Bruno Vieira Amaral, no blogue A Douta Ignorância.

Etiquetas: