abril 15, 2010

Blog # 587

Em Portugal é fácil fazer leis e enumerar projectos. Parte das leis são tão boas que não se destinam a ser cumpridas. Quanto aos projectos, basta anunciá-los, como tem acontecido a vários museus – o da Língua Portuguesa (o Brasil tem um, magnífico, que devia encher-nos de orgulho), o do Mar e, agora, o da Viagem ou dos Descobrimentos Portugueses. Planear um museu, justificá-lo, programá-lo, construí-lo e reunir os fundos necessários são etapas de um longo caminho. Seria lamentável que o currículo da Ministra da Cultura, que tem corrigido vários passos em falso cometidos antes do seu consulado, anunciasse mais um projecto tão volátil como os anteriores. Esperemos que a polémica sobre a nova localização do Museu de Arqueologia não seja apenas um pretexto ainda mais volátil.

***

Estou a ler, deliciado, “A Arte de Morrer Longe”, de Mário de Carvalho (Caminho). Humor, ironia, uma língua superior. E, ainda por cima, tudo começa quando “a moda das tartarugas exóticas começou um dia a fatigar”. Sai ainda este mês.

***

FRASES

"Seria mais interessante se Richard Dawkins processasse Deus e defendesse a inexistência do Papa." Bruno Vieira Amaral, no blogue Douta Ignorância.

"As autoridades eclesiásticas não são competentes sobre temas de carácter médico e psicológico." Federico Lombardi, porta-voz do Papa. Ontem, no CMonline.

Etiquetas: