abril 16, 2010

Blog # 588

O meu primeiro trabalho no estrangeiro, como jornalista, foi na Alemanha, em 1983 – para acompanhar o julgamento de Konrad Kujau, acusado de forjar uns falsos diários de Hitler. Esforço notável: mesmo condenado em tribunal, é preciso dizer que os 61 cadernos volumosos e totalmente escritos por Kujau reconstituíam a história do nazismo e a biografia do facínora, um monumento historiográfico. A National Gallery de Londres vai agora organizar uma exposição dedicada às grandes falsificações na pintura europeia; há verdadeiras obras-primas no catálogo, e algumas sem dúvida mereciam melhor sorte. O estudo da falsificação é útil para percebermos a política. Por exemplo: o futebol de Figo era verdadeiro e genial. Já o seu apoio a Sócrates deve ser avaliado por um especialista.

***

Sai na próxima semana e promete: ‘Se Não Estudas, Estás Tramado’, o novo livro do ex-ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo (publicado pela Tinta da China). Será que Isabel Alçada vai estar atenta às propostas do autor?

***

FRASES

"Vejo demasiados engravatados nos camarotes e bancadas. É tempo de arranjar porteiro à altura." Bernardo Pires de Lima, sobre o Sporting, no blogue União de Facto.

"Não creio que a ETA faça algum atentado. Os curas bascos eram doutrinários da ETA." José Manuel Anes, do Observatório de Segurança, sobre a visita do Papa. Ontem, no CMonline.

Etiquetas: