janeiro 06, 2010

Blog # 518

Quando os entusiastas do e-book festejam o lançamento de mais um novo leitor de livros eletrónicos, tenho dúvidas. Tenho dúvidas porque sou conservador – e tenho dúvidas porque tenho receio da pirataria informática que afetará os direitos de autor e a indústria do livro. Ontem, o CM noticiou: o título mais pirateado das bibliotecas digitais foi o ‘Kamasutra’, com cem mil a 250 mil cópias falsas. Neste caso não há problema com os direitos de autor, evidentemente – mas o top das falsificações revela o perfil do pirata de livros: ‘softporno’, informática, bricolage (não estou a brincar) e em oitavo lugar vampiros e Stephenie Meyer. Ainda são piratas de pacotilha. A ‘The Economist’ diz que até 2011 se vão vender 18 milhões de leitores de e-books. É fazer contas, piratas.

***

LIVROS DO ANO:Os Intelectuais’, de Paul Johnson (Guerra & Paz) é uma leitura muito recomendável para ingénuos, incautos, entusiastas e indefectíveis. Ninguém está livre do mal, de Marx a Rousseau, de Ibsen a Brecht ou Russell.

***

FRASES

"Tanta treta sobre a igualdade para se aprovar um casamento de segunda para os gay." João Miranda, no blogue Blasfémias.

"Foi um acidente, porque não tinha nenhuma razão para matar a minha mulher." Filipe Meireles, 28 anos, acusado de homicídio qualificado. Ontem, no CM.

Etiquetas: