janeiro 04, 2010

Blog # 516

O CM de ontem dava conta de uma preocupação aparentemente nova acerca do “comportamento alcoólico” das novas gerações – muito mais de acordo com os excessos do norte da Europa do que com os velhos padrões mediterrânicos. Só por distração. Há justamente um ano, nesta coluna, chamei a atenção para o moralismo das autoridades, que perseguiam fumo e colesterol nos restaurantes evitando a fiscalização de bares onde adolescentes e crianças, de 12 anos, por exemplo, entravam em coma alcoólico com vigilância policial à porta. É o que sabemos: beber, um ato convivial e civilizado, transformou-se na pedrada que sabemos. O meu pai, um cavalheiro, detestava (com a mesma intensidade) gente que se embebedava e gente que não bebia. As nossas autoridades só gostam de coisas trágicas.

***

LIVROS DO ANO: um estudo de síntese, monumental e devastador, sem ceder ao pessimismo nem à contemporização – ‘O Século XX Esquecido’, de Tony Judt (Edições 70), para parar, pensar e reequacionar a nossa visão da atualidade.

***

FRASES

"As campanhas [contra o alcoolismo] revelam-se ineficazes e até contra-producentes." João Goulão, Inst. da Droga e Toxicodependência. Ontem, no CM.

"Chega-se à conclusão que somos um país de fraco crescimento mas de muitos negócios." José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Frontal.

Etiquetas: