outubro 15, 2009

Blog # 461

A Feira do Livro de Frankfurt não é uma festa – não há tempo para tanto, e só quando as suas portas fecham, com a noite, os editores procuram uma sombra daquilo que foi “a Feira”. A única. A maior. Aquela que reunia gente de todo o mundo à procura de um livro, ou em redor de um livro – e que era o retrato de uma geração que dava tudo pelo livro. Hoje, os negócios fazem-se antes da Feira, pela net. Durante o dia, a Feira é uma montra de novidades ao longo de 12 kms de livros expostos e, este ano, de curiosidades sobre a China, o país convidado. Uma casta de negociantes e de gestores com feitio de gabiru empobreceu o mundo da edição com as suas folhas de cálculo e a sua ignorância. Por isso, Frankfurt perdeu o seu ‘glamour’. É preciso vir cá, sim. Mas só para ver os amigos.

***

Esteja atento a ‘Terra Nova’, de Anthony de Sá, um açoriano de S. Miguel que traça o destino da emigração para o Canadá (Toronto) – e o da migração de almas através do mar. Um romance para Novembro (na Dom Quixote).

***

FRASES

"Escrever é um divertimento." João Paulo Borges Coelho, vencedor do Prémio Leya, com o romance ‘O Olho de Hertzog’. Ontem, no CM.

"Sócrates começa a encontrar formas de tentar sair ileso de futuros impasses." Joana Carvalho Dias sobre a insistência de José Sócrates no “dialogo”, no blogue Hole Horror.

Etiquetas: