outubro 12, 2009

Blog # 458

Ontem, domingo de eleições, almocei com um amigo italiano. Expliquei-lhe, sucintamente, que Portugal era um país brando e solarengo, mas cujos humores oscilavam bastante. Temos uma tradição de homicídios políticos pela província. Neles, tudo se mistura: caçadeiras a monte, ódio político, disparate latente e questões sentimentais. O caso de Ermelo, Vila Real (900 eleitores), vem daí. Em Portugal não seria possível uma disputa italiana como a de Giovanni Guareschi, entre Don Camillo e Peppone. Falta-nos humor para o essencial e coragem para olhar as coisas de longe. Camillo e Peppone, o padre e o comunista, sabiam que eram parte do conjunto – e ajudavam-se para nenhum deles perder a face. A miséria da política é como em Ermelo: pede a exclusão. Daí ao tiroteio é um passo.

***

Um clássico do pensamento conservador europeu: ‘Defesa da Sociedade Natural’, de Edmund Burke, é publicado na colecção de Política dirigida por Diogo Pires Aurélio na Temas e Debates - com tradução e notas de Pedro Santos Maia.

***

FRASES

"Tenho-me preocupado bastante com a falta de preocupação do Sporting em relação ao Benfica." Rogério Casanova, no blogue Pastoral Portuguesa.

"Ele sabe quem tem. O meu coração é só dele, não é de mais ninguém." Luciana Abreu, namorada do futebolista Yannick Djaló, sobre as ‘cenas ousadas’ na telenovela ‘Perfeito Coração’. Ontem, no CM.

Etiquetas: