outubro 13, 2009

Blog # 459

A cidade de Baltimore, no Maryland, decidiu recriar o funeral de Edgar Allan Poe, um dos filhos da terra. Esta homenagem póstuma tem a ver com o funeral de há 160 anos, quando Poe foi enterrado quase em segredo, com a cidade a ignorá-lo. Conheci uma das bibliotecas de Poe, a Athenaum, em Providence, Rhode Island: umas salas belíssimas e tranquilas onde o escritor se escondia durante a tarde e onde lia e escrevia a muitos quilómetros de Baltimore e a dois passos de uma das mulheres da sua vida. Rodeada de árvores frondosas, das baías belíssimas que vão até Cape Cod e do céu negro que cobre aquele litoral, talvez esse cenário fosse melhor do que Baltimore. Poe sobreviveu à sua vida; é natural que sobreviva ao seu segundo funeral, mesmo que Baltimore esteja arrependida.

***

‘Caim’, o novo romance de José Saramago (Caminho), questiona Deus, ou seja, como se diz na primeira linha, “o senhor, também conhecido como deus”. Tem 182 páginas e as livrarias recebem-no como um dos livros do ano. Está a chegar.

***

FRASES

"Disse que se não ganhasse entrava na sala e matava toda a gente." Eduardo Gonçalves, de Ermelo, sobre o crime de António Cunha. Ontem, no CM.

"Santana não vai aguentar tanto tempo sem votos. Sporting, PSD, condomínio: tudo boas hipóteses." Bruno Sena Martins, no blogue Avatares de um Desejo.

Etiquetas: