junho 16, 2009

Blog # 375

Eu lembro-me da chegada de Khomeiny a Teerão e de quem o apoiou, quando a urgência era expedir o Xá, fazer a vida negra aos americanos e entregar o poder aos sacerdotes. Mas não é a altura de pedir contas pelos crimes da teocracia iraniana. Mesmo metendo toda aquela gente na ordem, limpando as ruas e enchendo-as de Guardiães da Revolução, Ahmadinejad não sabe o que fazer para além do que é costume. Esse universo pode não implodir hoje nem explodir sob pressão, mas começou a ruir quando as mulheres, e não os ‘estudantes de teologia’ tomaram a dianteira dos protestos. No mundo islâmico, isto é uma novidade absoluta e configura uma verdadeira revolução. É um golpe duplo, apesar dos resultados eleitorais: no Corão dos barbudos e no regime que tem aprisionado os iranianos.

***

Lembram-se de A. do Carmo Reis e dos seus manuais escolares? A Campo das Letras acaba de lançar a sua ‘Nova História Universal’: 220 páginas de síntese onde todo o leigo pode ver como o mundo chegou ao que é hoje. Útil e portátil.

***

FRASES

"A patrulha não é o lixo da GNR." José Alho, Associação Sócio-Profissional Independente da GNR, ontem, no CM.

"Com o PS derrotado, os jornalistas da Lusa poderão voltar a escrever a palavra ‘estagnação’?" Pedro Correia, no blogue Corta-Fitas.

Etiquetas: