junho 12, 2009

Blog # 373

Cumprem-se hoje oitenta anos sobre o nascimento de Anne Frank, cujo diário comoveu e dilacerou pelo menos duas gerações. O relato da clausura e dos tempos de medo antes da sua prisão (morreu de de tifo, no campo de concentração nazi de Bergen-Belsen) foram pela conhecidos em 1952, quando o diário teve a primeira edição em inglês. Passados trinta e tal anos sobre a sua primeira leitura, interrogo-me menos sobre a perversão nazi do que sobre a forma como a Europa – a velha Europa civilizada que hoje defendemos como um dogma e um bem absoluto – permitiu que tudo isso acontecesse. Tudo: o extermínio, o genocídio, a crueldade, o mal absoluto. E como, durante anos, o escondeu com desinteresse ou vergonha. Se pensarmos bem, foi há menos de oitenta anos que tudo isso aconteceu.

***

Marcos Ana nasceu em 1920 e percorreu a via-sacra dos cárceres franquistas. O seu livro “Digam-me como É uma Árvore” (Guerra e Paz) não é apenas um livro de memórias: é um testemunho sobre a dignidade, o esforço e o desejo de viver.

***

FRASES

"As pessoas são tão simpáticas que um rapaz pediu para namorar comigo." Inês Castel-Branco, actriz, em tournée em Ponte de Sor. Ontem, no CM.

"A substituição de um botão exige a perícia de um poeta alexandrino." No blogue Dias Felizes.

Etiquetas: