fevereiro 13, 2009

Blog # 288

Há dez anos que as Correntes d'Escritas mobilizam centenas de nomes de autores da chamada expressão "ibero-americana" – vindos de Portugal, Espanha (com a Galiza em primeiro plano), Brasil e países latino-americanos e africanos de língua portuguesa. Há, certamente, um "folclore das Correntes"; mas os benefícios que a iniciativa trouxe para Portugal são enormes, e para a Póvoa de Varzim são inexcedíveis. De alguma maneira, a Póvoa é a nossa pequena Paraty. Cabem-lhe elogios que não devemos regatear: é o único lugar onde cabem todos os escritores e todos os milhares de leitores que não vêm no registo da 'oferta cultural' de Lisboa e do Porto. Em todo o mundo, a Póvoa de Varzim espalha o seu nome com letras de ouro. Aí está um investimento que trouxe recompensa e glória.

***

Na categoria do romance histórico popular, há livros que merecem leitura; um deles é "A Rainha de Sabá", de Marek Halter (Bizâncio), que explica com pormenor a biografia e as origens desta figura que povoou a nossa adolescência.

***

FRASES

"Para além de bonitas têm que ser muito dedicadas." Sophie Evans, actriz porno, sobre as qualidades das suas colegas, ontem no CM.

"O meu irmão enaltece a televisão digital. Perante o 'Lingerie' do Fashion TV, concordo." No blogue Vontade Indómita.

Etiquetas: