fevereiro 04, 2009

Blog # 281

Há sempre uma maneira de baixar o preço; é uma lei do capitalismo, mesmo se é o Estado que ocupa o lugar das corporações. José Sócrates devia sabê-lo quando apresentou o computador Magalhães na cimeira ibero-americana, anunciando o seu preço diminuto. Anteontem, no entanto, o governo indiano anunciou o Instituto de Tecnologia de Bangalore tinha acabado de produzir um computador a 10 euros capaz de aceder à internet sem fios e a funcionar a energia solar (para baterias de dois watts) – e que vai utilizá-lo para levar a web e o ensino à distância pelos lugares mais remotos da Índia rural; parece que cerca de 20 mil escolas secundárias ficarão em rede. Os mais cépticos dizem que se trata de campanha eleitoral do governo indiano. Não sei onde eles foram buscar essa ideia.

***

'Adolescente Agrilhoado', um clássico português dos anos sessenta, de José Marmelo e Silva, acaba de ser reeditado pela Campo das Letras. A primeira edição, na velha Portugália, foi em 1948. Apesar do livro, o mundo mudou muito.

***

FRASES

"É evidente: o poder ainda é uma reserva masculina." Marina Costa Lobo, no blogue Tempo Político

"Salazar era uma figura austera e um homem que, como tal, tinha atracção pelo sexo e pelo sexo oposto." Diogo Morgado, actor, ontem no CM.

Etiquetas: