fevereiro 06, 2009

Blog # 283

Vale a pena insistir no assunto? Vale. Em primeiro lugar porque o ministro Santos Silva, aquele que outrora foi sociólogo, também insiste nele. Reparemos no recorte das suas declarações: "Eu cá gosto é de malhar na direita e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam de facto à direita do PS e que são das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheço e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chic." A frase, que é grande e rotunda, parece arrancada ao 'Eusébio Macário' de Camilo, ou inspirada pela 'Besta Esfolada' do Padre Agostinho de Macedo. Mas em estilo, claro, fica muito abaixo. Falta-lhe brilho, eloquência, distinção – o que lhe sobra em tudo o resto, e que não é bom. A vontade de malhar é que me parece uma obsessão.

***

É uma das grandes surpresas do ano: a Porto Editora lançará em breve uma grande Antologia da Poesia Portuguesa, do início da nacionalidade até ao século XXI; os organizadores são Jorge Reis-Sá e Rui Lage. Mais novidades para a semana.

***

FRASES

"Santos Silva transformou-se numa espécie de pistoleiro do faroeste." Manuel Jorge Marmelo, no blogue Teatro Anatómico.

"A milha filha Renata, tem cinco anos e quer muito ser modelo. Em casa desfila ao espelho." Silvana Oliveira, mãe, ontem no CM.

Etiquetas: