fevereiro 09, 2009

Blog # 284

Na sua monumental biografia de Carmen Miranda, Ruy Castro estabelece, em definitivo, que a cantora nasceu em Marco de Canavezes. Muitos brasileiros não gostaram – Carmen (a voz, o corpo, o menear dos quadris, os dentes brancos) é um emblema nacional. Têm razão: o transatlântico que transportava Carmen devia ter partido mais cedo para que ela nascesse no Rio, a que pertence. Portugal não tem muito a ver com aquela mulher luminosa cheia de aventuras, sexo, malícia e divertimento. Ficaria, como no poema de O'Neill ('Um Adeus Português'), submetida à melancolia cinzenta da pátria. Aquela malícia só seria possível nos trópicos, aquela voz só brilharia mais alto com os músicos do outro lado do mar. Nasceu em Portugal, mas há cem anos ela estaria condenada a um destino menos feliz.

***

A Planeta, dirigida em Portugal pelo catalão Juan Mera, inclui entre os seus primeiros autores Juan José Millás, Carlos Ruiz Záfon ou Lya Luft. Mas preparem-se: em Junho vai publicar a biografia de Paulo Coelho, de Fernando Morais.

***

FRASES

"O PSD actua como se fosse um partido de protesto, uma espécie de PCP de direita." Vital Moreira, no blogue Causa Nossa.

"Pode acontecer que muitos países consigam ultrapassar a crise, mas Portugal não." Jerónimo de Sousa, ontem no CM.

Etiquetas: