janeiro 27, 2009

Blog # 275

Assinala-se hoje o aniversário de Wolfgang Amadeus Mozart. Não é um acontecimento propriamente dito, mas apenas uma efeméride que lembra o primado da imaginação, da criatividade – e do trabalho que lhes está associado. E da arte. E, depois, da cultura. O aniversário de Mozart devia obrigar as nossas escolas públicas a ouvir música uma vez por ano. Faz-nos falta, a música. Sobretudo num sistema educativo que (em vez de ter aulas de música obrigatórias) a desvalorizou, como se fosse um apêndice inútil e despropositado. Nessa matéria, os nossos intelectuais são frios e surdos. Ao recordar Mozart não é apenas a sua música que se recorda: mas também a evidência de que não se pode viver sem êxtase ou deslumbramento. Há quem pense que isto são minudências. Experimente ouvir. Hoje.

***

É o regresso do velho grafismo da bela colecção de poesia da Portugália Editora (a de Cabral do Nascimento): recomeça agora com "A Vida de Maria", de Rainer Maria Rilke, traduzido e prefaciado por Maria Teresa Dias Furtado. Óptimo.

***

FRASES

"Alguém, no seu juízo, acha Sócrates um coitadinho perseguido por tenebrosos interesses?" João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Os avisos e as ameaças [de Sócrates] só podem ter como alvo os polícias britânicos." António Ribeiro Ferreira, ontem no CM.

Etiquetas: