outubro 22, 2008

Blog # 208

Há cerca de vinte anos eu dava aulas numa universidade. Um dia lembrei-me de falar de 'A Cidade e as Serras' – em trinta alunos, só dois tinham lido. Como era uma turma de 4º ano e de formação de professores, achei que deviam ler o livro. Choque e pavor. Percebi depois quando uma aluna me explicou que tinha aulas de psico-pedagogia, pedagogia, didáctica, história da educação, administração escolar, legislação escolar – e até uma para lhes ensinar a usar projector de slides ou retroprojector. Não tinham tempo para ler. Ou seja: sabiam como ensinar e manusear toda aquela geringonça – mas não tinham nada para ensinar. Para pôr lá dentro. Vinte anos depois, vai por aí uma grande festança com o 'Magalhães'. Números de circo e tal. Mas duvido que saibam o que pôr lá dentro. Pobres professores.

***

A ler, urgentemente: 'Verdade, Humildade & Solidariedade. O Método dos Executivos do Futuro', de João Ermida (Livros d'Hoje) – onde se explica que 'a crise financeira' é, antes de mais, crise de valores e gestão danosa. Um livro fundamental.

***

FRASES

"Ele guardava aqui muita pornografia em casa e obrigava-me a fazer filmes. Se não o fizesse, batia-me" Imigrante brasileira, ontem no CM.

"Como um verdadeiro Grande Líder, o primeiro-ministro não dá descanso ao seu povo." Sofia Vieira, no blogue Controversa Maresia.

Etiquetas: