setembro 30, 2008

Blog # 192

Para já, a crise financeira chega a Portugal como um eco de falências e quedas na bolsa. O "cidadão médio", no entanto, faz contas. E são simples: afastado da ribalta da grande especulação, limita-se a recordar as aulas de contabilidade salazarista, que é a mais apropriada para o seu caso – não pode gastar mais do que ganha. Bem vistas as coisas, também os bancos não podiam emprestar mais do que tinham, para que os clientes não pudesse dever mais do que podiam. O alto capitalismo vive na corda bamba, o que é bom para grandes contas e riscos incalculáveis, mas fatal para a economia de quem vive com decência. E é isso: o "cidadão médio" faz contas: deve o telemóvel, parte da casa, parte do carro, parte das férias. Ou seja, aprende o que já sabia – que um almoço nunca é de graça.

***

Lembra-se do 'Exodus', o navio com refugiados dos campos nazis que tentou chegar à Terra Prometida, tema do célebre livro de Leon Uris? A Sextante lança 'Eu Fui o Capitão do Exodus', de Ike Aronowicz, que vem a Lisboa para o lançamento.

***

FRASES

"Sou primeiro-ministro há três anos e já ouvi de tudo ao longo deste tempo." José Sócrates, durante a Meia-Maratona, ontem no CM.

"O problema é que a arbitrariedade [casas da CML] acaba normalmente premiada com a impunidade." Vital Moreira, no blogue Causa Nossa.

Etiquetas: