setembro 26, 2008

Blog # 190

O computador ‘Magalhães’ é, para já, um sucesso político. O Governo distribui-o como instrumento de trabalho aos jovens estudantes mas há quem veja no gesto uma operação de marketing. Pode ser, mas é um computador – e alguns hão--de ir parar às mãos de miúdos que de outra forma nunca conseguiriam ter um. Resta agora saber o que irão fazer com eles. No entanto, eu, que sou nostálgico e até pessimista, lembro o meu primeiro aparo e o velho tinteiro da escola. Reconheço a importância do ‘Magalhães’, que é um portal para os novos tempos – mas lamento que se descure a caligrafia, a letra desenhada, a mancha de tinta. Imagino que daqui a 20 anos as pessoas dominem perfeitamente as tecnologias, mas sejam incapazes de escrever uma frase com lápis e papel. Comecei a envelhecer.

***

No centenário da morte de Machado de Assis, a Biblioteca de Editores Independentes acaba de publicar ‘O Alienista e Alguns Contos’, do genial brasileiro. Se já leu as ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, leia agora estes contos.

***

FRASES

"Uma pessoa passa dois meses longe da blogosfera e quando volta percebe que nada mudou." Ana, no blogue Ana de Amsterdam.

"É um crime que implica a participação passiva de certos profissionais." Presidente da Associação de Ourivesaria, sobre os roubos de ouro, ontem no CM.

Etiquetas: