setembro 23, 2008

Blog # 187

A ministra da Educação acha terceiro-mundista a prática das 'explicações' que visam (uso palavras suas) 'recuperar o que o aluno não aprendeu na escola'. Ora, todos sabemos para que servem as 'explicações' – e conhecemos o sacrifício dos pais que podem pagar mais de cem euros por mês (118 em média, segundo um estudo da universidade de Aveiro) para que os seus filhos tenham acesso a esse apoio escolar extra. Por um lado, mostra como as famílias temem o falhanço científico ou pedagógico no sistema educativo; por outro, revela que as famílias se preocupam, o que não é mau; finalmente, constitui o retrato do sistema que não muda desde os anos setenta. Ou seja: o palavreado sobre a qualidade da escola é a única coisa que muda; porque a realidade, essa, é sensivelmente a mesma.

***

Como não há novidades em matéria de romances de espionagem, recomendo 'História da CIA. Um Legado de Cinzas', de Tim Weiner (edição Difel). Informativo, cativante e, afinal, cómico – sobretudo ao contar os falhanços da agência.

***

FRASES

"Fernanda teria ocultado a Cristiano Ronaldo o facto de ser prostituta durante os dois anos da sua alegada relação." Empresa que representa o jogador do Manchester, ontem no CM.

"Para ouvir que tudo isto é uma trampa já me basta estar acordado diariamente." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

Etiquetas: