setembro 18, 2008

Blog # 184

Durante a visita que o presidente da República fez a uma escola de Lisboa para assinalar a abertura do ano lectivo, a reportagem do CM ouviu professores e alunos. A escola tinha sido recuperada, arranjada e limpa. É preciso ir ao lugar onde as coisas se passam – as escolas – para tirar conclusões óbvias, como esta: "Quando [os alunos] vêem tudo partido ainda partem mais e quando está tudo arranjadinho têm um certo respeito." É o 'método Giuliani', o antigo mayor de Nova Iorque. Vidro partido – vidro substituído. A aparência conta muito porque não é apenas aparência: é também substância. As escolas da democracia sujam-se e degradam-se muito mais, porque há mais gente, mas também porque há um sistema que despreza os pormenores. Ora, a qualidade está, justamente, nos detalhes.

***

Policiais passados na época vitoriana são a especialidade de Elizabeth Peters, que a Gótica tem vindo a publicar. Agora é 'A Cobra, o Crocodilo e o Cão', em que a detective-arqueóloga investiga o túmulo de Nefertiti.

***

FRASES

"Espero que os alunos nos ajudem, não façam grafittis e não partam vidros." Ana Henriques, 60 anos, professora, ontem no CM.

"Graças a Deus o Barcelona estava em crise." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: