agosto 19, 2008

Blog # 162

A maior parte dos comentários sobre a violência nos subúrbios de Lisboa divide-se entre a paranóia do medo e o ventriloquismo da 'violência policial'. São reacções de cães de Pavlov. Ontem, na rádio, um morador da Quinta do Mocho definiu as coisas com alguma grandeza: que há falta de respeito pela lei e que esta é a 'natureza da maldade' (eu só lhe somaria a guerra surda em nome do tráfico). A descrição do assassínio de Marco Vaz, durante o fim-de-semana, fornece esse retrato com fidelidade. Os sociólogos da televisão transferem a realidade para os laboratórios e os deputados que falam da polícia como de um bando de assaltantes têm a casa protegida. Os pobres e os humildes são as principais vítimas da violência – da falta de respeito pela lei e da natureza da maldade. Sempre.

***

'100 Mitos Sobre o Médio Oriente', de Fred Halliday (saiu agora na Tinta-da-China) é um livrinho que devia ser lido por todos os patetas que escrevem nos jornais ou dizem asneiras (na televisão) sobre o tema. Era um favor que faziam.

***

FRASES

"O mundo das celebridades nunca mais será o mesmo." Paulo Coelho, ontem no CM.

"Porto perde a Supertaça mas promete uma boa prestação no campeonato de danças latino-americanas." Manuel Jorge Marmelo, no blogue Teatro Anatómico.

Etiquetas: