agosto 18, 2008

Blog # 161

O desporto americano devia muito aos programas escolares e universitários, que formavam atletas disciplinados e com vontade de vencer. Com a crise da educação no seu auge e o clima de bagunça instalado nas escolas, os EUA perdem medalhas onde antes as ganhavam. Em Portugal, a escola detesta vencedores – acaba com o ensino da música, por exemplo, e não alimenta o desporto de rendimento desde a infância. Em outros países, o desporto é uma forma de promoção social – os jamaicanos, os quenianos e os romenos, por exemplo, trabalham para ser excepção e para terem um lugar no pódio. Uma coisa é fazermos dieta e irmos ao ginásio ganhar elegância para mostrar na praia; outra é alimentarmos a vontade de ultrapassarmos a mediania. Estamos a ficar sem ambição. Sem vontade de lutar.

***

A rentrée na Dom Quixote com um autor consagrado, Urbano Tavares Rodrigues, com um livro de contos ('A Última Colina') e um novíssimo, o luso-sueco Miguel Gullander, com um romance sobre vikings, África e portugueses, 'Perdido de Volta'.

***

FRASES

"Recuso-me a visitar a mãe porque ela matou o pai." D, filho de Maria das Dores, ontem, no CM.

"É mais correcto deixar os 'bons selvagens' entretidos a liquidarem-se uns aos outros." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Etiquetas: