agosto 11, 2008

Blog # 156

Há histórias de vida & morte que nos surpreendem porque confirmam e, em simultâneo, desmentem as estatísticas. Esta, trágica, confirma que o género humano está doente; e desmente que um certo grau de instrução pode torná-lo mais decente. Vai agora a julgamento, em Coimbra, o estudante universitário de 28 anos, ainda no curso Engenharia Civil, que matou a ex-namorada a facadas (vem no CM de ontem), com "repetidos e muito violentos golpes", segundo a acusação – Maria José tinha-lhe dito que não, que não queria namorar mais com ele. Um ano depois, o relatório dos psicólogos diz que António, o criminoso agora, sofria de "uma baixa tolerância à frustração". O género humano não aprendeu nada com anos e anos de experiência. Torna-se apenas mais idiota e mais previsível. É assim.

***

Carlos Fiolhais é cientista português com o artigo mais citado em todo o mundo. Aproveite para ler um dos seus livros, 'Curiosidade Apaixonada' (Gradiva), uma recolha das suas saborosas crónicas sobre ciência e o prazer de saber.

***

FRASES

"O poder da classe política está nos impostos. Não tem mais poder em sector nenhum." Diogo Leite de Campos, fiscalista, ontem no CM.

"Um brinde a mim. Porque sou boa. E gosto." Maria, no blogue A Menina Lasciva.

Etiquetas: