julho 28, 2008

Blog # 146

A Embraer, empresa brasileira de aeronáutica, vai abrir uma fábrica para produzir os seus jatinhos em Évora. É uma boa notícia mas convinha não se perder no conjunto dos PIN – Projectos de Interesse Nacional. O hábito de requerer o primeiro-ministro mais o governo em actos de inauguração de empresas e unidades fabris privadas dá uma ideia deficiente sobre o que deve ser a economia de um país civilizado: quanto mais longe do Estado, melhor, cumprindo as regras. De resto, esta omnipresença é um sinal dos tempos e da debilidade da chamada sociedade civil, sempre dependente do Estado e das suas iniciativas, da sua liderança e do seu trabalho. Dá, também, uma ideia do que nos aguarda: estarmos à espera de facilidades do governo para que as empresas se instalem. Não é bom.

***

Na sua bela série de capa dura e pequeno formato, a Tinta da China acaba de publicar uma preciosidade: 'A História de um Rapaz Mau', de Thomas Bailey Aldrich. O personagem é um patife adorável, o perfil do americano de outras eras.

***

FRASES

"A acção dos agentes terá impedido a consumação de crimes." PSP de Santarém, depois de uma brigada da PSP ter sido assaltada e agredida, ontem no CM.

"Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. Esta semana foi com Hugo Chávez." Joana Carvalho Dias, no blogue Hole Horror.

Etiquetas: