julho 23, 2008

Blog # 143

Apesar de ter sido arquivado, o "caso Maddie" não terminou. Há aquela dúvida. Aquela – saber o que aconteceu com Maddie. A dúvida permanecerá por anos, inspirará várias ficções e será um caso estudado pelas polícias. Numa sociedade cheia de crispação e ressentimento, como a nossa, o caso acrescenta mais combustível aos sinais de revolta evidente contra as instituições (o Estado, as polícias, a justiça, a família, o jornalismo, por exemplo), que se acusam mutuamente mas em surdina. Poucos casos como este evidenciaram ódios e desleixos tão profundos e o perigo de misturar convicções e evidências no mesmo saco. O que mais sobram, agora, são dúvidas – e custa a crer como o poder político, manhoso, se distancia do assunto como se não fosse nada com ele. O caso não terminou.

***

Sempre achei graça ao nome do produtor do Licor Beirão: J. Carranca Redondo. E ao próprio licor que, agora, tem um livro que lhe é dedicado: 'Licor Beirão. História e Receitas', de M. Margarida Pereira-Müller (Colares Editora).

***

FRASES

"Pode-se ser pelos direitos sexuais e surdo aos direitos sociais, culturais, económicos, políticos." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

"É por andar há vinte anos a falar no Acordo Ortográfico que agora me calo." Vasco Graça Moura, ontem no CM.

Etiquetas: