julho 22, 2008

Blog # 142

Enquanto em Portugal o casamento dos homossexuais se anuncia como uma inevitabilidade que não vai causar polémicas especiais (espero), oito mulheres e um homem foram este fim-de-semana condenados à morte por apedrejamento, no Irão. Elas, acusadas de prostituição, adultério e incesto; ele, de 'práticas sexuais ilícitas'. As notícias sobre apedrejamentos e fuzilamentos por 'motivos sexuais' (adultério ou relações homossexuais), na Arábia Saudita ou na Palestina, no Sudão ou no Irão, acumulam-se umas sobre as outras até se banalizarem. Muitos dos que defendem 'causas fracturantes' na Europa (onde é fácil), abstêm-se de condenar as tiranias do Médio Oriente onde se mata com determinação por causa de um beijo roubado. Suspeito que estão à espera de, mais tarde ou mais cedo, condenar Israel.

***

Ao longo de um ano, o argentino-canadiano Alberto Manguel tomou notas diárias sobre as suas leituras, de Kipling a Machado ou Goethe. O resultado está em 'Um Diário de Leituras' (edição Asa), um livro belíssimo, a ler e imitar.

***

FRASES

"A probabilidade de Sócrates não fazer ideia do que é um 'progressista' ou um 'conservador' é elevada." Helder, no blogue O Insurgente".

"Todos temos de ser controlados." J.L. Saldanha Sanches, ontem no CM.

Etiquetas: