julho 17, 2008

Blog # 139

É provável que José Sócrates, lendo bem as entrelinhas das sondagens mais recentes, tenha percebido que pode perder a sua maioria "por causa da esquerda". Não por causa do Bloco ou do PCP, mas "por causa da esquerda", onde também está o nome de Manuel Alegre, por exemplo. A vida até lhe correria bem caso a crise internacional não viesse atrapalhar as contas e obrigá-lo a redesenhar os números do crescimento económico e da arrecadação de fundos para o Estado. Acontece que os portugueses são gente pouco compreensiva – eles acham que um governo merece confiança desde que o bolso não se esvazie totalmente, como é sabido. Em horas de crise, não há nenhuma "ética do eleitor". O Marquês de Sade explicou isto em 'Os Infortúnios da Virtude'. O povo não leu Sade mas conhece-o de ginjeira.

***

Nunca é demais chamar a atenção para o livro: 'Pequena História do Tempo', de Leofranc Holford-Strevens (Tinta da China) – é uma pequena maravilha sobre a medição e a substância do tempo. Por que o tempo é como é? Imprescindível.

***

FRASES

"Resta-nos ir de táxi." Presidente dos bombeiros de Castro Daire, que têm apenas um carro, ontem no CM.

"Cinco anos a escrever na blogosfera é digno de pena e caridade, nada mais." Lourenço Ataíde, no blogue Complexidade e Contradição.

Etiquetas: