julho 07, 2008

Blog # 131

Há um certo pudor, compreende-se, em abordar o "caso Maddie". Para além das nebulosas jurídicas e policiais há, curiosamente, questões políticas. Passado todo este tempo sobre o início da investigação o caso continua envolto em discussões quase pueris e em obstáculos processuais diversos. Para lá do essencial – que é a resolução do "caso", ou seja, o conhecimento da verdade – há uma pergunta que todos os cidadãos devem colocar: podem confiar na polícia e nos magistrados do MP? Estarão ambos a salvo de pressões políticas e de influências tais que os impeçam de concluir um caso como este? A matéria é grave e as acusações andam no ar. E, sinceramente, nenhum segredo de justiça pode impedir que os cidadãos façam as perguntas que têm a fazer. A sua segurança está em jogo.

***

Romances para a bagagem de Verão: 'Nada', da catalã Carmen Laforet (1921-2004), uma história com a Barcelona franquista como cenário e uma personagem fantástica: Andrea. O livro foi publicado em 1945 – uma jóia. Edição Cavalo de Ferro.

***

FRASES

"A única coisa que podem estar a fazer lá dentro é orgias ou filmes pornográficos." Testemunha de um sequestro, ontem no CM.

"Ingrid só devia ser libertada em estado de coma. Assim, «de boa saúde», é um logro." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: